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em segunda-feira, 17 de junho de 2013
A Volkswagen começa a vender a versão BlueMotion do Fox 2014, com o preço de R$ 32.590 na configuração duas portas e R$ 34.090 na de quatro.

A diferença de preço entre o BlueMotion com novo motor EA211, de três cilindros, e o Fox 1.0, de quatro cilindros, mais em conta, é de apenas R$ 750. O conjunto do BlueMotion é realmente superior ao das versões 1.0 convencionais. Então ficou claro que o bom Fox BlueMotion servirá apenas como ensaio para o novo motor a ser instalado no Up nacional.

Uma pena que a produção dessa nova versão represente tão pouco do total que sai de Fox da linha de montagem em São José dos Pinhais (PR). Logo nos primeiros quilômetros já deu para perceber várias diferenças entre o Fox 1.0 de quatro cilindros e o BlueMotion. O menor nível de ruído é a melhoria mais marcante. Pode acelerar que o carro parece ser de outra categoria de tão silencioso. E quando o contagiros chega próximo dos 6.000 rpm ganha aquele ronco um pouco mais grave e empolgante, característico dos motores de três cilindros.

Na estrada, depois que chegar no limite da velocidade permitida, vale fazer uma breve experiência: tire o pé do acelerador por alguns instantes e deixe o carro se mover pela inércia. Vai notar que o BlueMotion consegue andar mais solto, graças não apenas aos pneus com resistência à rodagem 39% menor, mas também à melhor aerodinâmica conseguida com a inclusão de itens como defletores de ar nas caixas de roda e acima da tampa do porta-malas e grade dianteira mais fechada. Segundo a Volkswagen, o coeficiente de arrasto (Cx) passou de 0,33 para 0,35 no BlueMotion. Também aumentaram a pressão dos pneus e recalibraram a suspensão para manter um bom nível de conforto.

Outra diferença clara do BlueMotion é a direção com assistência eletro-hidráulica. Além de ser mais leve nas manobras, também funciona com mais precisão. O fato dessa nova versão ser mais leve (993 kg ante 1.022 kg) que o Fox 1.0, de quatro cilindros, também ajuda a manter um bom nível de agilidade e a economizar combustível, bem como os indicadores do momento ideal para troca de marcha no painel e do consumo instantâneo.

Junto com as relações de marcha alongadas entre 4,9% e 9,6%, acaba sendo possível fazer até 17,4 km/l, na estrada, vazio, a 100 km/h constante, como mostrou o computador de bordo durante a nossa avaliação apenas com gasolina no tanque. Mas os dados oficiais da Volkswagen dizem que o carro, faz 14,4 km/l, com gasolina, na estrada e 12,7 km/h na cidade, marcas que passam para 9,9 km/l e 8,8 km/l com etanol, respectivamente, já com o novo fator de correção que se tornou obrigatório.

O grande responsável pela melhoria do conjunto do Fox BlueMotion é o novo motor 1.0 EA 211, de apenas três cilindros. Não há como negar que o pessoal da marca alemã fez um bom trabalho e não poupou recursos para chegar ao máximo de eficiência. Entre outros itens, há cabeçote com duplo comando embutido, bicos injetores aquecidos (dispensam o famoso tanque de partida a frio), duplo sistema de refrigeração, velas montadas no centro das quatro válvulas por cilindro, bielas 20% mais leves e polia do comando trioval (reduz o esforço de acionamento).

De tão sofisticado para um carro 1.0, logo vem a pergunta: mas e o plano de manutenção? Tudo fica como é atualmente nas outras versões 1.0 do Fox, o que inclui exatamente o mesmo tipo de óleo e os prazos das revisões.

Para diminuir as vibrações, o sistema de coxinização foi caprichado. E o isolamento acústico merece aplausos. Mantas de isolação foram instaladas em torno do motor e o sistema de escapamento recebeu 35% a mais de volume, o que serviu como absorvedor torcional de vibração. Trocando as marchas no limite de rotação, o Fox BlueMotion é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 13, 2 segundos e atingir 167 km/h, conforme a Volkswagen. Bem acertada e econômica, a nova versão representa, de fato, uma evolução do modelo que vai receber mudanças estéticas no ano que vem.

Ficha técnica
Preço mínimo: R$ 32.590
Motor: Dianteiro, três cilindros em linha, 1.0, 16V, flex
Potência (cv): 75 (G) a 6.250 rpm / 82 (E) a 5.800
Torque (kgfm): 9,7 (G) / 10,4 (E) a 3.000 rpm
Transmissão: Manual, cinco marchas, tração dianteira
Dimensões (m): 3.82 (comprimento), 1,66 (largura), 1,55 (altura), 2,47 (entreeixos)
Peso (kg): 993
0 a 100 km/h: 13,2 segundos
Velocidade máxima: 167 km/h









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7 comentários:

  1. O fox deveria ter o porta malas maior

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  2. O fox é bonito de todo jeito

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  3. sou apaixonado pelo fox,ja tive dois,

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  4. Esse carro deveria ser mais barato

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  5. Esse carro deveria ser mais barato

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  6. fox muito caro versão 1.0

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