Comparativo: Gol x Fox x Ka x Pálio fire x Fiesta x Celta

em quarta-feira, 8 de abril de 2009

Tenho recebido muitas perguntas em relação ao hatchs pequenos, principalmente em relação a consumo. Por este motivo resolvi montar um comparativo entre os principais hatchs pequenos no mercado para ajuda-los na escolha do 1.0.

Pesquisando em sites e revistas especializadas, montei este comparativo com os Prós e contras de cada veículo. O ranking ficou distribuído da seguinte maneira.

Em primeiro lugar o VW Gol 1.0. Lançado em setembro do ano passado, o Gol foi totalmente modificado para atender ao público que procurava um carro que tivesse o conforto de um Pálio e durabilidade e Robustez de um VW gol. Todo o projeto foi baseado em melhorar o conforto ao rodas, o acabamento da peças e a montagem com a qualidade de um  Polo. A VW conseguiu o que queria: um carro mais equilibrado e confortável com baixo nível de ruído que conseguiu bater até o pálio. Novo motor com maior potência e câmbio que dispensa apresentações: preciso. O acabamento interno evoluiu muito trazendo uma cabine mais acertada e o novo painel no estilo Polo.  Ele vence este comparativo pelo projeto moderno, ótima relação motor e câmbio e prazer em dirigir.

Em segundo lugar está o Ford Fiesta. O Fiesta ganhou um face-lift em 2007, trazendo um visual mais moderno externamente e internamente, aposentou os marcadores digitais no painel, deixando com melhor visibilidade e mais bonito. O ponto forte deste carro é o acabamento interno. Portas, painéis e estofados de boa qualidade. A suspensão é referencia no mercado, firme sem ser dura. O motor não é tão forte, mas bom para 1.0.

Em terceiro lugar o FOX. Com um projeto totalmente novo quando foi lançado, o Fox era uma alternativa para quem queria um carro mais moderno e bem acabado do que o Gol. O espaço interno do modelo é um dos melhores de todos os hatchs pequenos. Quem senta atrás nunca vai encostar os joelho no banco da frente. Também é um carro alto, com a posição de dirigir 8 centímetros mais alto que a maioria dos carros. É um carro de ótimas qualidade, essencialmente um urbano, fácil de manobrar e estacionar. A manutenção é barata, característica herdada de seu irmão, o Gol. Ficou em terceiro lugar pois já está na hora de ser atualizado, principalmente o painel que recebe muitas críticas de seus donos. O acabamento também precisa melhorar, painel e portas tem plástico muito duro que risca com facilidade. A maior qualidade do modelo é o motor e câmbio que se afinam perfeitamente e o baixo custo de manutenção.

Em quarto lugar o Pálio fire. Amigos, vocês devem estar se perguntando, porque o Pálio fire e não o Pálio ELX no comparativo ? Simples, o Pálio fire corresponde a mais de 70% das vendas do modelo, assim ele deve ser comparado ao outros e não o ELX. Apesar de trazer o visual externo da 3a geração e o interno da segunda, é um carro que ainda agrada muito aos seus compradores. Um carro robusto, bem acabado e de boa suspenção. Ganhou este ano a versão economy, deixando o modelo 5% mais econômico e 15% mais potente. O modelo estava perdendo espaço para seu irmão, o Mille economy, justamente por anteriormente estar com um motor menos potente e moderno. Ficou em quarto lugar pelo projeto antigo e por não ter itens de série tão bons e modernos quanto seus concorrentes.

Em quinto lugar o Ford KA. Totalmente remodelado em 2008, a Ford lançou o novo Ka pensando em uma família pequena, nos jovens e como segundo carro da família. Ganhou o motor flex.. O motor tem desempenho razoável, o cambio é bem acertado, a carroceria moderna e menos polêmica que da versão anterior. Recebeu o quinto lugar por ser um carro muito pequeno, porta malas para duas malas e não ter a versão quatro portas.

Em sexto lugar Celta. O celta tem um bom motor, flex, ágil e econômico. A carroceria já parece antiga perto de um KA. Tem um ótimo painel de instrumentos, bem completo, com conta-giros, marcador de temperatura e etc... mas, em compensação o acabamento é o pior de todos os carros aqui comparados. Os materiais são de péssima qualidade e quebram na mão se não forem manuseados com cuidado. Por causa destes materiais de baixa qualidade, ele também, com o tempo, passa ter ruídos que incomodam muito.

Números do comparativo:

  GOL 1.0 4p FIESTA 1.0 4P FOX 1.0 4P PALIO FIRE 4P KA 1.0 2P CELTA 1.0 4P
Preço (básico em R$) 25,334 26,800 30,500 25,280 23,400 24,232
Consumo cidade (A/G) 6.9 / 9.1 7.6 / 9.88 6.8 / 8.8 7.9/11 7.4/9.6 8/10.4
Consumo estrada (A/G) 9.7 / 12.6 9.8 / 12.7 10.7 / 13.8 11 / 14 10.6/13.1 11.6/14
Tanque 55 54 50 48 45 47.8
Velocidade máxima 164 151 168 162 160 160
0-100 km/h 16.9 17.3 15.3 s 15.5 s 16.7 s 14.9 s
Potência (A/G) 72 / 76 71 / 73 72 / 73 75 / 73 72.7 / 69.3 70 / 70
Cilindrada 999 999 999 999 999 999
Porta malas 285 305 260 290 263 260

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

22 comentários:

  1. adorei mto essa comparação.. meu carro é um fox 1.0 uso a tres anos gosto muito dele e concordo com todas as comparaçoes.. mas admito q qdo comprei nao sabia e nem me explicaram nada disso.. comprei pq ele é bem compacto!! bjusssss

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por prestigiar nosso blog!
    Qualquer dúvida, estamos a disposição!
    Júnior

    ResponderExcluir
  3. Parceiro, atencao, pois seun comparativo mesta desatualizado - o celta ja no modelo 2009 possui um motor de 77, 78 cv (g, a), e um tanque de combustivel de 54l, por ex.... da uma olhada! abs

    ResponderExcluir
  4. Querido queria uma ajuda...irei comprar meu primeiro carro...e estou em duvida sobre todos esses, qual vc me aconselharia...obrigada

    ResponderExcluir
  5. Olá companheiro, muito interessante teu Blog! mas discordo de uma coisa...o gol com mecânica robusta? todos motores 1.0 da VW estão batendo com 15.000 KM! saiu até no globo.com, terá de ser feito um recall branco em todos os veiculo, foi um problema de tempera no motor com o propósito de baratear, e agora terão de ser substituidos já que o problema não tem conserto!

    ResponderExcluir
  6. considero o VW Fox o mais moderno pela construção, ou seja é um veículo que privilegia o espaço e os ocupantes estão em um nível superior, mais altos, que traz como vantagem a segurança ou a impressão de segurança

    ResponderExcluir
  7. O consumo do fox é ótimo e um carro de boa altura que dá sensação de ser uma mini van.
    Junior

    ResponderExcluir
  8. De Davi...
    Discordo do comentário feito acima quanto ao consumo do Fox, pois é o pior entre os comparados acima. Os que mtêm melhor consumo x desempenho são o Celta, Mille e Fire.

    ResponderExcluir
  9. Quero comprar um carro....que não seja uma carroça! Qual escolho??

    ResponderExcluir
  10. Tenho 1 economy 2011/12 achei bom apesar de as vezes demorar a ligar,,,,

    ResponderExcluir
  11. tenho 1 economy 2011 e bom mas as vezes demora a ligar,,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Utilize gasolina, talvez assim ele ligue mais rápido....

      Excluir
    2. Ponha gasolina aditivada no reservatorio de partida a frio e troque de vez em quando se ela escurecer.E veja as velas podem estar gastas.

      Excluir
  12. Deses comparativo ai eu ficaria com o fiesta e mais carro e mais comforto eo que manda e comforto eu gosto do motor zetec rocam forte e bom !!!!!

    ResponderExcluir
  13. gostei do ford ka 1.0. designi bonito motor só e rui em subidas
    bom de estacionar ,confortavel com motor 69cv ele vai bem.

    ResponderExcluir
  14. O celta tinha que ser em primeiro lugar, pois esperar um bom acabamento de popular... brincadeira

    ResponderExcluir
  15. olá amigão! quanto faz um fox,com 1 litro de gasosa e etanol cidade estrada. motor 1.6 completaço, o plus... acho lindaço essa máquina. obrigado,

    ResponderExcluir
  16. qual a economia do fox 1.6 completo 2005?

    ResponderExcluir
  17. pelos numeros de desempenho e economia o pálio é o melhor sem sombra de dúvidas e o mais bonito também, volks 1.0 é só problemas de motor

    ResponderExcluir
  18. Pena que são muito caros. Os carros no Brasil custam 4 vezes mais caro que nos EUA e lá a gasolina e as estradas são boas. Até quando vamos aceitar isso?

    ResponderExcluir
  19. olá amigotenho um Fox completaço 2005 1.6, quero trocar por Pálio 1.4 atrative 2009 ou por Gol g5 1.6, 2009 qual éh melhor em economia e conforto? etc.. qual desvaloriza mais? obg

    ResponderExcluir
  20. Ola qual fox vc usou como referencia?O com motor de 3 cilindros?OBS faltou no seu box o peso de cada um deles fator que tem grande diferença no comportamento dinamico de um carro.

    ResponderExcluir

Os comentários deste blog são moderados.
Utilize sua conta do Google para comentar.

Arquivo do blog

Online

Powered By Blogger

  ©Auto Motors - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger