Novo Corolla, Corolla americano ou europeu no Brasil.
em quinta-feira, 18 de julho de 2013 | Marcadores: ToyotaA Toyota apresentou o novo Corolla, na europa e nos EUA, as dimensões são parecidas mas a mecânica, no entanto, difere: as informações iniciais, ainda não confirmadas pela Toyota, indicam que uma das opções é o motor de 1,3 litro Dual VVT-i do Auris, de 99cv, além do 1,8 litro de 138 cavalos, sob comando de câmbio manual de seis marchas ou CVT, com sete marchas virtuais no Novo Corolla europeu. No americano, o trem-de-força tem motor de 1,8 litro e 132 cv (140 na versão Eco) e câmbio manual de seis, automático de quatro ou o CVT de sete marchas que o novo Corolla americano.
Após apresentar o Corolla 2014 para os Estados Unidos, a Toyota resolveu
mostrar também a versão europeia da nova geração do sedã.
Novo Corolla Europeu
Este modelo, que está confirmado para os mercados europeu (será lançado em
breve na Turquia), australiano e africano, difere do carro americano por ter
elementos e visual mais sofisticados. Menos inspirado no conceito Furia, mais
relacionado com o hatch médio Auris e idêntico ao carro das imagens
vazadas em fevereiro, o Novo Corolla europeu tem grade frontal cromada,
para-choque mais robusto, faróis mais amplos e com pontos de LED aparentes,
enquanto a traseira também tem lanternas mais amplas e arremate mais
musculoso.
Novo Corolla Americano
A Toyota do Brasil, preferiu não opinar sobre a escolha de um padrão para o
futuro sedã nacional -- americano ou europeu.
A atual geração do Corolla brasileiro segue o padrão europeu, enquanto outros
modelos globais, como o SUV compacto RAV4 e o sedã grande Camry, adotam o padrão
japonês. Nenhum deles, porém, segue o mercado americano, onde Corolla e RAV4 são
carros de adolescente (ou segunda e terceira opções na garagem), enquanto o
Camry é considerado médio, ou seja, com status muito abaixo do que o esperado
por aqui.
Informantes ligados à Toyota, no entanto, já afirmaram em mais de uma ocasião
que o lançamento do Novo Corolla da 11ª geração no Brasil não deve tardar. Uma
data já apontada é o mês de março de 2014, enquanto outra fonte afirmou que o
"tempo de espera" deve ser equivalente ao do RAV4 -- este é importado, enquanto
o Corolla terá de ser fabricado no Brasil, mas o intervalo entre a chegada às
lojas no mercado internacional e a aparição por aqui seria equivalente: cerca de
seis meses. Mostrado agora, o Novo Corolla estrangeiro, americano ou europeu, terá as
vendas iniciadas mais à frente, ainda este ano, mas em data ainda
indefinida.
O novo Corolla americano tem perfil jovem, inclusive com uma versão de visual
esportivo (S), grade frontal e para-choque mais arrojados formando uma boca
(hexagonal na esportiva, trapezoidal nas "civis") e lanternas afiladas -- estilo
que lembra muito o Civic da geração anterior ou ainda rivais como os carros da
Kia e Hyundai ou ainda o Volkswagen Jetta.
Já o novo Corolla europeu mescla estilos de carros da própria Toyota: faróis
mais amplos e com linha de LEDs bem definida e para-choque com entrada de ar
apenas na porção central praticamente transplantados do hatch Auris; a grade
frontal cromada, porém, é uma versão mais refinada daquela encontrada no...
Etios.
Na traseira do Novo Corolla, as lanternas têm tamanho G e praticamente se
ligam através de uma barra cromada que poderia muito bem não existir. A solução
lembra outro carro da rival Honda, o sedã grande Accord (médio para os padrões
internacionais). É possível notar ainda a presença de sensores de
estacionamento, inexistentes no carro americano, que faz uso de câmera de ré na
versão topo. Tudo exatamente idêntico ao revelado pelas imagens vazadas no
começo do ano.
Por dentro, o visual do Novo Corolla é semelhante, ainda que o painel de
instrumentos tenha mudanças pontuais, como a adoção de apenas dois mostradores
analógicos com uma tela digital centralizada -- no americano, a porção digital
está inserida na base de uma das escalas analógicas. Apesar da sofisticação,
detalhes dos bancos entregam alguma rusticidade -- ou corte de custos: o
revestimento de couro é apenas parcial e o ajuste é sempre manual.
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